sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Santo Ambrósio de Milão

Ambrósio nasceu em 340 em Tier, no sul de Gaul, hoje Alemanha. Era um nobre e irmão de Santa Marcellina. Educado nos clássicos gregos, estudou filosofia em Roma, era poeta e notável orador. Foi Governador de Milão. Sua mãe era profundamente cristã, alma da educação do lar.

Converteu-se ao cristianismo e quando o Bispo de Milão faleceu, uma disputa sobre o seu sucessor estava indo para a violência e Ambrósio intercedeu para acalmar ambos os lados e ele impressionou a todos os envolvidos, que o escolheram para ser o Bispo de Milão. Ele resistiu dizendo que não era capaz e nem era ainda batizado, mas para prevenir mais violência acabou aceitando e em 7 de dezembro de 374, ele foi batizado, ordenado padre e consagrado bispo. Ele imediatamente deu todos seus bens para os pobres como um exemplo para sua congregação.

Pastor, professor e renomado estudioso da Bíblia, escreveu vários hinos litúrgicos. Ele lutou firme contra os pagãos e os Arianos. Suas pregações converteram Santo Agostinho de Hippo o qual Ambrósio batizou e trouxe para a Igreja. Os sermões de Ambrósio também convenceram ao Imperador Theodosius a fazer uma penitencia pública de seus pecados, algo raríssimo na época.

Ele convocou vários Consílhos Teológicos durante seu bispado, muitos devotados contra as heresias da época. Ele abrigou São Ursus e São Albano de Mainz quando eles fugiram de Naxos para escapar da perseguição ariana e os enviou para evangelizar Gaul e a Germania (hoje Alemanha). Proclamado Doutor da Igreja Latina pelo Papa Bonifácio VIII em 1298.

Ficou conhecido com "Língua de Mel" inicialmente por causa de sua habilidade como pregador e orador, acabou levando a que se usassem abelhas nas iconografias dele, e outros símbolos que indicavam sabedoria. Isto levou a associar seu nome com abelhas, ceras, fabricantes de candelabros, refinarias de cera e apiários.

A respeito da religião cristã estava ainda por aprender quase tudo, e se dedicou, sobretudo, ao estudo da Sagrada Escritura com tanto empenho que logo a dominou. Sua honestidade e integridade o conduzem a aprender o oficio de bispo. A alma de seu apostolado a Escritura Sagrada, lida à luz dos Padres Gregos, principalmente de Orígenes, seu grandíssimo mentor. "Mitiga a tua sede no Antigo e no Novo Testamento; num e noutro estarás bebendo o Cristo".

Sua famosa frase é: "Ninguém cura a si próprio ferindo outro".
Faleceu em 4 de abril de 397 em Milão e suas relíquias estão no Santuário de São Ambrósio na Basílica de Milão

É padroeiro dos trabalhadores com abelhas, fabricantes de cera e candelabros, da cidade de Milão. Sua festa é celebrada no dia 7 de dezembro.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...