A Apresentação de Jesus no
Templo, celebrada no dia 2 de fevereiro, celebra um episódio da infância de
Jesus. Na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, ela é uma
das doze Grandes Festas, e é por vezes chamada de Hypapante
(literalmente "Encontro", em grego), Outros nomes tradicionais são Candelária,
Purificação da Virgem e Encontro do Senhor. Na Igreja Católica
Romana, a festa é uma das maiores, realizada entre a Festa da Conversão de São
Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa do Trono de São Pedro, em 22 de
fevereiro.
No rito latino da Igreja
Católica, a Apresentação de Jesus no Templo é o quarto Mistério Gozoso do Santo
Rosário. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festa tem sido
referida como a festa da Apresentação do Senhor.
Este episódio foi descrito em Lucas
2:22-40). De acordo com o evangelho, Maria e José levaram o Menino Jesus para o
Templo de Jerusalém quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual
de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito,
de acordo com a Torá. Lucas explicitamente afirma que José e Maria escolheram a
opção disponível para os pobres (os que não podiam comprar um cordeiro),
sacrificando «Um par de rolas ou dois pombinhos.» (Lucas 2:24). Levítico
12:1-4) indica que este evento deve se realizar quarenta dias após o nascimento
de um menino, daí a Apresentação ser celebrada quarenta dias depois do Natal.
Ao trazer Jesus até o Templo,
eles encontraram Simeão. O evangelho relata que Simeão recebeu uma promessa de
que ele «ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.» (Lucas 2:26).
Simeão então entoou uma oração que ficaria conhecida como Nunc Dimittis
(ou "Cântico de Simeão"), que profetiza a redenção do mundo por
Jesus:
“Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra;
Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de
todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.”
(Lucas 2:29-32)
Simeão então profetizou a
Maria: “Este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e
para sinal de contradição. (também uma espada traspassará a tua própria alma),
para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados”. (Lucas 2:34-35)
A
idosa profetisa Ana também estava no Templo e ofereceu orações e
glórias a Deus, contando a todos os que estavam por ali sobre Jesus e seu papel
na redenção de Israel (Lucas 2:36-38).
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